Avaliações clínica e imunoistoquímica de tumores mamários em cadelas submetidas a tratamento com inibidor da cicloxigenase-2 (firocoxibe)
Machado, Luiz Henrique de AraújoElston, FlavioElston, Lilian BarretoSudano, Mateus JoséFonseca, Carlos EduardoZahn, Fabíola Soares
Tumores mamários expressam a enzima cicloxigenase (Cox-2), que caracteriza um processo inflamatório intenso e pode também demonstrar a presença de alterações paraneoplásicas. Este trabalho teve por objetivo estudar a expressão de Cox-2 em tumores mamários de cadelas e avaliar o efeito do anti-inflamatório do firocoxibe sobre a mesma. Os animais selecionados foram divididos em dois grupos: controle (nove animais) e tratado (dez animais). As cadelas foram avaliadas por exame clínico, bioquímica sérica, em relação ao tumor: tamanho, volume, localização e estadiamento clínico pelo sistema TNM (avaliação de tumores, linfonodos e metástases) e avaliação da qualidade de vida. O grupo tratado recebeu o firocoxibe na dosagem de 5mg/kg ao dia por sete dias e, após este período, todos os animais foram novamente avaliados e submetidos à mastectomia. As amostras obtidas nos dois momentos foram avaliadas por exame histopatológico e imunoistoquímica para expressão de Cox-2. Os resultados mostraram que, embora não tenha havido diferença no tamanho do maior nódulo ou na expressão de COX-2 entre os grupos após o tratamento, o aumento na expressão de COX-2 observado no grupo controle não foi verificado no grupo tratado. Observou-se, ainda, que os animais que receberam o tratamento por sete dias apresentaram diminuição dos níveis de proteínas séricas totais (p=0.00588) e aumento dos níveis séricos de ureia (p=0.01388). Estes resultados sugerem que o uso do firocoxibe como coadjuvante no tratamento de cadelas com neoplasia mamária submetidas à mastectomia pode ser benéfico para deter a evolução da doença, embora seja indicado o acompanhamento da função renal e sinais digestórios consequentes.
Texto completo