VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-10

Avaliação de um canal no Youtube para divulgação científica de assuntos relacionados ao agronegócio

Silveira, Naiara Cristina dos SantosAlves, Laya Kannan SilvaRaineri, Camila

Esta pesquisa analisou a eficiência de um canal na plataforma YouTube como estratégia para divulgação científica e extensão rural. O canal foi criado no final de 2018 e o último vídeo publicado em março de 2021, totalizando 58 vídeos. Por meio das métricas disponibilizadas pelo YouTube Analytics, foram analisadas informações referentes ao canal, audiência, buscas na plataforma e engajamento do público. Em relação às métricas do canal, obteve-se uma média de 15 minutos de duração da visualização total. As métricas de audiência mostraram que as principais origens externas do canal são o WhatsApp©, Gmail©, sites universitários e a pesquisa do Google©. Constata-se um público majoritariamente feminino, brasileiro, entre os 18 e 24 anos de idade, com acesso principalmente pelo celular, computador e TV. As buscas do canal tiveram maior relevância em comparação àquelas oriundas da própria plataforma, além de origem direta ou desconhecida e apresentaram maior duração média e horas assistidas, porém, menor taxa de visualização. No engajamento, a utilização dos elementos da tela final foi positiva e mais utilizada após tal constatação, além disso em sua maioria os vídeos geraram interações positivas com uma maioria de "Gostei". Conclui-se, portanto, que em questões de divulgação científica o canal obteve relevância ao constatar as crescentes métricas em relação ao público. Quanto à extensão rural, foram atingidos principalmente produtores jovens, necessitando análises de como atingir as demais faixas etárias. Ademais, ressalta-se a importância de continuidade da pesquisa para entender melhores formas de engajamento do público.

Texto completo