O mapa conceitual como estratégia de aprendizagem significativa na formação da Medicina Veterinária
Kipper, Bruna HelenaSantos, Maria Helena dosStein, Carlos Efrain
O Ensino Superior no Brasil está modificando alguns princípios de ensino-aprendizagem para melhor preparar o discente à vida profissional. É necessário, pois os métodos de ensino possibilitam a formação de profissionais críticos e reflexivos para a resolução de problemas da saúde animal e humana demandadas pelos serviços. A problematização, baseada no Arco de Maguerez, é priorizada como uma metodologia ativa na formação da Medicina Veterinária da Universidade Regional de Blumenau. Para proporcionar aos discentes uma aprendizagem signifi cativa pode-se utilizar o mapa conceitual. Com o presente estudo objetivou-se avaliar a metodologia da problematização através do mapa conceitual. Realizou-se um questionário estruturado, sendo este aplicado aos discentes do Módulo de Saúde Pública I, da Universidade Regional de Blumenau. Os dados foram analisados através do software EPIINFO versão 3.4.2 e organizados através de tabelas, gráfi cos e medidas descritivas tais como proporção, média e desvio padrão. Foram realizadas estimações em forma de intervalos de confiança de 95% e testes qui-quadrado para comparar proporções. Do total entrevistado, 68,4% pertenciam ao sexo feminino, todos já utilizaram o método do mapa conceitual e 97,4% o fizeram em aula. 84,2% (p < 0,001) afirmaram gostar do método como estratégia de ensino-aprendizagem. O mapa conceitual possui, de acordo com a pesquisa, nível de significância muito importante na integração dos conteúdos, sendo afirmado por 67,6% dos entrevistados. Os resultados obtidos confirmam a eficácia da metodologia da problematização com a estratégia doArco de Maguerez. É uma metodologia ativa e um desafio na formação da medicina veterinária(AU)
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