Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana, MS
Garcia, Elis Regina de MoraesSouza, Rosemary Pereira de PedroCappi, NanciÁvila, Laura Ramos deFeliciano, William BritezCruz, Flavia Kleszcz da
Objetivou-se identificar o perfil do consumidor de carne de frango do município de Aquidauana-MS. Foram entrevistados 160 consumidores nos postos de vendas por meio de questionários definidos. Os resultados demonstraram que 59% dos consumidores são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, ensino médio completo e renda familiar de dois salários mínimos. Dos entrevistados, 43% possuem hábito de consumir carne de frango pelo menos três vezes por semana. Com relação à preferência, os consumidores optaram em primeiro lugar pela carne bovina (78%) e em segundo pela carne de frango (74%). A maioria dos entrevistados consome a quantidade desejada de carne de frango, sendo que 45% consideram como características importantes no momento da compra à qualidade, seguida da higiene (35%), preço (13%) e origem do produto (7%). Sobre as ações que fariam o consumo aumentar, 52% dos entrevistados aumentariam o consumo mediante a redução do preço da carne de frango; para 30% a redução da gordura é que alavancaria o consumo; 11% aumentariam o consumo diante do aumento do preço de outras carnes e 8% mediante a melhoria da apresentação do produto. Quanto à procedência da carne, a maioria dos entrevistados não soube informar a origem da mesma. E quando indagados 93% dos entrevistados consideraram importante conhecer o sistema de produção dos animais, além de acreditarem que sejam usados hormônios nesse processo.(AU)
Texto completo