Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem em Campinas, SP
Lopes, Marcos Aurelio
O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores socioeconômicos estão relacionados à decisão de compra de carne com certificação de origem, além de levantar o perfil de percepção e atitude dos consumidores de carne bovina em Campinas, SP. Foi realizada a descrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating Equations (GEE) de regressão logística visando identificar possíveis associações entre as características socioeconômicas dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam a decisão para sua compra, levantadas por meio de entrevistas entre 281 entrevistados no mês de abril de 2012. O estabelecimento comercial onde foi realizada a aquisição da carne é o atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados já ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre os que já ouviram falar em rastreabilidade bovina, a maior parte está disposta a pagar mais pela carne com certificação de origem, apesar de considerar que há desvantagens associadas à rastreabilidade, principalmente em relação ao aumento no preço da carne. Consumidores com maior grau de escolaridade e renda apresentaram melhor conhecimento sobre este tipo de certificação, sendo estes fatores de grande influência sobre a aceitabilidade dos consumidores em pagar mais caro pela carne bovina rastreada.(AU)
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