FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO E ATITUDE DE CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM EM CAMPINAS, SP
Lopes, Marcos AurelioContini, ÊnioBruhn, Fábio Raphael PascotiCunha, Eric Araujo Soares daFaria, Peter BitencourtRocha, Christiane Maria Barcellos Magalhães da
O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores socioeconômicos estão relacionados àdecisão de compra de carne com certificação de origem, além de levantar o perfil depercepção e atitude dos consumidores de carne bovina em Campinas, SP. Foi realizada adescrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating Equations(GEE) de regressão logística visando identificar possíveis associações entre as característicassocioeconômicas dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam adecisão para sua compra, levantadas por meio de entrevistas entre 281 entrevistados no mêsde abril de 2012. O estabelecimento comercial onde foi realizada a aquisição da carne é oatributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dosentrevistados já ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre os que já ouviram falar emrastreabilidade bovina, a maior parte está disposta a pagar mais pela carne com certificação deorigem, apesar de considerar que há desvantagens associadas à rastreabilidade, principalmenteem relação ao aumento no preço da carne. Consumidores com maior grau de escolaridade erenda apresentaram melhor conhecimento sobre este tipo de certificação, sendo estes fatoresde grande influência sobre a aceitabilidade dos consumidores em pagar mais caro pela carnebovina rastreada.
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