VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Editorial

Langoni, Hélio

REFLEXÃO SOBRE O ENSINO MÉDIO NO BRASIL Ao se falar em pesquisa precisamos pensar em ensino de qualidade em todos os seus níveis pois é a formação do futuro pesquisador que está em jogo. O recém divulgado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova aplicada pelo Ministério de Educação a 3,2 milhões de estudantes do país inteiro, dá a dimensão do abismo a se vencer. Entre os 23.900 colégios públicos e particulares submetidos ao teste somente ao redor de 1500 (6%) mostram nível semelhante ao das escolas de países da OCDE (organização que reúne os países mais ricos). A ideia de muitos pais de que seus filhos ganharão um passaporte para o sucesso na vida adulta cai por terra e é desmistificada com o resultado do ENEM, que mostrou que muitas escolas particulares de renome não atingiram o nível desejado. Como um todo o resultado do ENEM é surpreendente pois estudantes da faixa de 15 anos revelam dificuldade para resolver operações simples de matemática como frações e porcentagem, e também de compreender textos curtos. A reflexão desta pontuação, entre as várias razões, está o despreparo dos professores, que muitas vezes não estão qualificados para despertar o interesse de jovens inseridos em um mundo no qual o saber enciclopédia deixou de fazer sentido diante da internet. De acordo com Cláudio de Moura Castro, os alunos aprendem pouquíssimo e tem um nível médio de com

Texto completo