VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1077-1096

Controle in vitro de fungos fitopatogênicos e tombamento de mudas de tomateiro por Bacillus velezensis LABIM40 (CMRP 4489)

Almeida, Paula Sanches deBaptista, Julia PezariniHigashi, Allan YukioTeixeira, Gustavo ManoelAlmeida, Luiz Henrique Campos deOliveira Junior, Admilton Gonçalves deBalbi-Peña, Maria Isabel

O antagonismo do Bacillus velezensis LABIM40 (cepa CMRP 4489) foi avaliado in vitro contra Alternaria linariae, Botryotinia squamosa, Colletotrichum lindemuthianum, Gibberella zeae e Rhizoctonia solani. Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes formulações de LABIM40 no crescimento de mudas de tomateiro e no biocontrole do tombamento causado por R. solani, foi conduzido um experimento com sementes tratadas em condições de câmara de crescimento. Os tratamentos foram suspensão de células de LABIM40, LABIM40 SLC, SLC 10 vezes concentrado (10xSLC), produtos comerciais à base de Bacillus amyloliquefaciens (PC_1) e Bacillus subtilis (PC_2) e água. Os efeitos do produto foram avaliados em mudas de tomate cultivadas em substrato estéril e em substrato inoculado com R. solani. No teste de cultura dupla, B. velezensis LABIM40 inibiu em 46,6, 67,4, 64,7, 49,0 e 54,4% o crescimento micelial desses fungos fitopatogênicos, respectivamente. A concentração inibitória mínima para cada fungo foi determinada por diferentes concentrações de sobrenadante livre de células (SLC) em meio de batata dextrose ágar (PDA), seguido de análise de regressão da inibição do crescimento micelial. Com exceção de A. linariae, em todos os casos o modelo com melhor ajuste foi o logarítmico. A sobrevivência de mudas de tomate de sementes tratadas com 10xSLC em substrato inoculado foi 57% maior do que o tratamento controle. Não foi observada promoção de crescimento em plantas de tomate oriundas de sementes tratadas com células de LABIM40 ou metabólitos de seu SLC. Coletivamente, esses resultados destacam a atividade antagonista de B. velezensis LABIM40 contra A. linariae, B. squamosa, C. lindemuthianum, G. zeae e R. solani verificada por cultura dupla e testes de difusão de sobrenadante livre de células e seu potencial como agente de biocontrole do tombamento do tomateiro.(AU)

Texto completo