Carne suína: perfil de consumidores do Oeste do Paraná e avaliação física de bisteca
Silva-Buzanello, Rosana Aparecida daKalschne, Daneysa LahisHeinen, Silmara MaisaPertum, ClaudeteSchuch, Alexia FrancielliCorso, Marinês PaulaCanan, Cristiane
O consumo de carne suína no Brasil ainda é baixo, apesar da importância produtiva. Questões relevantes a suinocultura, qualidade da carne e avaliação de aspectos e atributos considerados importantes por consumidores no momento da compra possibilitam identificar a demanda do mercado consumidor. Além disso, a avaliação dos parâmetros físicos de cortes é sugerida para atestar a qualidade. Este trabalho teve como objetivo identificar a situação atual da suinocultura e determinar os principais aspectos e atributos considerados pelos consumidores no momento da compra de carne suína na região Oeste do Paraná. De forma adicional, os parâmetros físicos de cinco marcas de bistecas suínas comercializadas na região foram determinados. Inicialmente, uma pesquisa exploratória foi realizada com dez profissionais do setor suinícola, que demonstraram conhecer os fatores que interferem na qualidade da carne obtida e que algumas cidades da região estão ultrapassando a capacidade de absorção do mercado de produção de suínos. Uma pesquisa descritiva com cem consumidores mostrou que apesar de a maioria preferir carne bovina, 41% declararam consumir carne suína de 2 a 3 vezes por semana. Os cortes preferidos foram bisteca e costela, consumidos na maioria das vezes fritos ou assados. Itens como validade e registro de inspeção federal foram considerados os de maior importância no ato da compra enquanto o preço foi o menos importante.(AU)
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