VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 4031-4036

Senciência, bioética e bem estar animal: conceitos que necessitam ser discutidos no ensino superior para mudar o paradigma na forma de ensinar e pesquisar

Duzanski, Anderson do PradoSantos, Ana Paula Millet Evangelista dosCruz, Mariza Fordellone RosaPorto, Emília de PaivaPorto, Petrônio PinheiroSilva, Marcos Augusto Alves daMarquez, Ellen de SouzaSilva, Carlos Frederico Gitsio Klier Teixeira da

Este trabalho investigou o conhecimento dos estudantes de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel, sobre as diretrizes éticas e legais da experimentação animal, bem como a possibilidade de substituição dos animais sencientes no ensino e na pesquisa. Foram entrevistados 162 discentes, dentre os quais ingressantes e concluintes dos referidos cursos, com idade entre 17 e 32 anos. No final do período letivo, concluindo as disciplinas curriculares do primeiro ou do último ano, os discentes responderam a perguntas objetivas e subjetivas, que foram analisadas por estatística descritiva. Observou-se que aproximadamente 87% dos discentes desconheciam os conceitos dos 3Rs e que 81,5% desconheciam métodos alternativos que poderiam substituir o uso de animais vivos em estudos; apenas 24,7% afirmaram ter estudado bioética ao longo da graduação. Contudo, 94,3% e 96,2% dos discentes, respectivamente, de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas consideraram importante a oferta periódica de disciplina optativa que abordasse o bem estar animal e a bioética. Os resultados demonstraram, inclusive dentre os formandos, desconhecimento das diretrizes éticas e legais que norteiam o uso do animal em experimentos didático-científicos e que ainda há grande resistência na substituição de modelos animais. Assim, no ensino...(AU)

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