VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 2287-2300

Caracterização morfométrica, germinação e conservação de sementes de Caesalpinia pulcherrima (L.) SW. (Fabaceae: Caesalpinioidea)

Neto, João Correia de AraújoCamara, Celene AlbuquerqueFerreira, Vilma MarquesLessa, Bruno França da TrindadeOliveira, Yolanda Melo de

O objetivo foi caracterizar a morfometria de frutos e sementes, identificar o melhor tratamento de superação de dormência, a melhor temperatura de germinação e avaliar o potencial de armazenamento de sementes de Caesalpinia pulcherrima, uma espécie arbóreo-arbustiva, utilizada como cerca viva, quebra vento e de amplo uso medicinal e paisagístico. Para a caracterização morfométrica, determinouse o comprimento, espessura, largura, massa de 1000 sementes, número de sementes por fruto, coloração, formato e localização do hilo e da micrópila, tipo de embrião, sua localização e tipo de germinação. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada em função de diferentes tratamentos de superação de dormência, temperaturas e condições de armazenamento. Os ensaios foram instalados sob delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. O fruto é do tipo legume, deiscente, polispérmico, contendo em média sete sementes, que apresentam formato oblongo-ovalado, embrião axial linear, com 9,6 mm de comprimento, 7,3 mm de largura por 3,3 mm de espessura. A escarificação mecânica das sementes em lado oposto à micrópila e a temperatura de 300C constituíram no melhor tratamento germinativo. A qualidade fisiológica das sementes foi mantida por 270 dias, quando armazenadas com grau de umidade de 7%, independente da embalagem e condições de armazenamento.(AU)

Texto completo