VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 267-276

Use of relative risk test to evaluate the influence of the brand on beer acceptability

Lucia, Suzana Maria DellaMinim, Valéria Paula RodriguesSilva, Carlos Henrique OsórioMinim, Luis AntonioCipriano, Paula de Aguiar

A aceitação de um produto é muito complexa e envolve não apenas seus atributos sensoriais, mas também inúmeros outros fatores, os fatores ou características não sensoriais, muitas vezes veiculados na própria embalagem, e outras tantas relacionados aos conceitos do próprio consumidor. O teste de estimativa do risco relativo foi aplicado a fim de se estudar o efeito da marca, característica não sensorial, sobre a aceitação de cerveja pelo consumidor. Oito marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen foram avaliadas por 101 consumidores em duas sessões de testes de aceitação: teste cego e teste de aceitação da amostra na presença da embalagem (teste com informação). Como uma visão geral proporcionada pela estimativa do risco relativo para as oito amostras estudadas, pode-se concluir que, para as cervejas, três marcas exerceram impacto positivo na aceitação sensorial do produto e quatro marcas influenciaram negativamente na avaliação do consumidor. Uma das marcas não exerceu influência sobre a avaliação dos consumidores. O teste do risco relativo demonstrou ser prático e útil, sendo facilmente calculado e reproduzido, e sua aplicação permitiu fácil interpretação dos resultados.(AU)

Texto completo