VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 947-954

Comparações entre famílias de meio irmãos paterno através do fator de condição de Fulton, alométrico e a taxa de crescimento em curimbatá (Prochilodus lineatus)

Antônio da Rocha, MarcoLuis de Azambuja Ribeiro, EdsonYurika Mizubuti, IvoneCristina Borosky, JulianIsa Poci Palumbo Antunes, Mariana

A determinação do fator de condição em peixes tem sido feita para informar o crescimento, reprodução e sobrevivência em um determinado ambiente. Com o objetivo de comparar grupos de meio-irmãos paterno, foi realizado um experimento na Estação de Piscicultura da Universidade Estadual de Londrina, em uma amostra constituida de 253 animais, filhos de 10 reprodutores curimbatá (Prochilodus lineatus). Foi determinado o cálculo do fator de condição de Fulton, alométrico e a taxa de crescimento para verificar a possibilidade de seleção para essas características. Os resultados indicam que a maioria dos reprodutores apresentam crescimento alométrico negativo, representado por b 3,0, a exceção de um reprodutor cuja progênie apresentou crescimento isométrico (b = 3,0). A identificação dos reprodutores cujas progênies tiveram maior taxa de crescimento foi através do fator de condição alométrico. O fator de condição de Fulton que utiliza para o cálculo o coeficiente de regressão de b = 3,0 não se mostrou viável. A seleção para a melhora das características fator de condição alométrico e taxa de crescimento é possível com a utilização da seleção pela progênie, pois a herdabilidade para essas características é baixa (h2 = 0,20).     

Texto completo