Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera
Borsatto, Ricardo SerraFonte, Nilce Nazareno daWisniewski, CelinaAdão, Wellington CesarOttmann, Michelle Melissa Althaus
Este ensaio compartilha as dificuldades e os caminhos percorridos, dentro de uma disciplina de pós-graduação, quando utilizado um novo paradigma para o ensino-aprendizagem das diversas relações naturais existentes dentro de ecossistemas. Para tanto no decorrer deste ensaio é realizada uma fundamentação teórica que visa evidenciar as carências do paradigma cartesiano na compreensão de ecossistemas naturais, ao final são propostos novos caminhos para este ensino-aprendizagem, os quais sugerem uma visão e abordagem mais holística e sistêmica acerca dos ecossistemas naturais, de forma a demonstrar a complexidade das infinitas relações presentes nos mesmos. Por meio de leituras e discussões de textos escritos por autores que alertam para a necessidade de haver uma nova maneira de se entender os ecossistemas naturais e ainda por meio de uma visita a um ecossistema particular na Ilha do Mel, PR, os discentes realizaram trocas de percepções, aonde foi evidenciada a diferença de percepções de um mesmo ecossistema, e apesar disto todos estavam à sua maneira representando a realidade. Foi possível então, observar que os alunos despertaram para a importância e necessidade de haver uma nova abordagem não só de ecossistemas naturais, mas também do próprio mundo urbano no qual vivemos.
Texto completo