Alimentos comercializados nas escolas e estratégias de intervenção para promover a alimentação escolar saudável: revisão sistemática
Gabriel, Cristine GarciaRicardo, Gabriela DalsassoVasconcelos, Francisco de Assis Guedes deCorso, Arlete Catarina TittoniAssis, Maria Alice Altenburg deDi Pietro, Patrícia Faria
Com o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre alimentos comercializados e estratégias desenvolvidas nas escolas para promover alimentação saudável, efetuaram-se buscas de artigos científicos publicados no período compreendido entre janeiro de 2002 e junho de 2011, nas bases eletrônicas Medline, Lilacs e SciELO-Br. Dentre os 26 artigos incluídos na análise, 19 indicaram alta disponibilidade de alimentos de baixo valor nutricional nas escolas e escassez na implementação e avaliação de políticas de alimentação escolar. Sete artigos relataram estratégias de intervenção positivas, visando aumentar a disponibilidade e o comércio de alimentos saudáveis nas escolas. Apesar da existência de políticas de alimentação e estratégias de intervenção nas escolas, o valor nutricional dos alimentos disponíveis para comercialização é preocupante. A implementação de políticas públicas bem estruturadas que visem à alimentação saudável é fundamental para promover a saúde de crianças e adolescentes em fase escolar. Concomitantemente, destaca-se a necessidade da fiscalização para avaliar o cumprimento de legislações específicas, bem como a realização sistemática de estudos longitudinais que acompanhem a implementação das medidas destinadas à melhoria da qualidade nutricional dos alimentos comercializados no ambiente escolar e oferecidos nos programas institucionais de alimentação escolar. (AU)
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