Avaliação de parâmetros microbiológicos de potabilidade em amostras de água provenientes de escolas públicas
Silveira, Joice TrindadeCapalonga, RobertaOliveira, Ana Beatriz Almeida deCardoso, Marisa Ribeiro de Itapema
A água para o consumo humano exige altos padrões de qualidade a fim de controlar a transmissão de doenças. Nas escolas, a água é utilizada no preparo de refeições e na higienização de utensílios em contato com os alimentos. No presente estudo foi averiguada a qualidade de água utilizada em escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, analisando-se os parâmetros microbiológicos de potabilidade. Foi conduzido estudo transversal em 124 escolas localizadas nas sete regiões do Estado. As amostras coletadas foram analisadas quanto à presença de coliformes totais, Escherichia coli, Shigella sp. e mesófilos totais. Foi aplicado questionário sobre o abastecimento de água, e foram avaliados os laudos emitidos pelas empresas responsáveis pelo abastecimento. Coliformes totais e E. coli foram encontrados nas amostras de água, respectivamente, de22,6% e 10,5% escolas. Shigella sp. não foi identificada em nenhuma das amostras. A presença de mesófilos totais foi detectada nas amostras de água de 25 escolas. Do total de escolas avaliadas, 20,5% tinham potabilidade atestada por laudos e 18,8% informaram possuir reservatório em condições adequadas. É prioritário que se estabeleçam rotinas para o monitoramento da potabilidade da água e manutenção dos reservatórios, para que se possa fornecer água de qualidade à comunidade escolar. (AU)
Texto completo