Estudo sensorial e nutricional da merenda escolar de uma escola da cidade de Lauro de Freitas-BA
Lúcia da Costa Souza, AdrianaEugênia Oliveira Mamede, Maria
O cardápio escolar deve oferecer refeições saborosas e nutritivas, pois representa para o aluno um atrativopara permanência nas escolas públicas brasileiras. Este estudo analisou a composição centesimal, a aceitaçãoe a preferência da merenda servida em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Lauro deFreitas-BA. O cardápio semanal da merenda avaliada era composto de: sopa (A), arroz doce (B), achocolatado(C), suco e biscoito (D) e banana e maçã (E). Foram utilizadas uma escala hedônica facial de sete pontos paraavaliação da aceitação e uma escala de cinco pontos em ordem crescente de preferência e, aplicadas em 106alunos da 5ª a 8ª séries. As amostras foram analisadas nos parâmetros: umidade (%), cinzas (%), proteínas(%), lipídios (%) e glicídios totais (%). A merenda D teve a maior média de aceitação (5,63) e de preferência(440), e apresentou 283,54 kcal, que correspondem a valores de 75,6% e 65,18% de kcal recomendados,respectivamente, pelo PNAE de 2000 e 2009. Nenhuma merenda alcançou as taxas de kcal recomendadaspelo PNAE. Portanto, a valorização da qualidade nutricional da merenda desta escola seria necessária, a fimde assegurar as necessidades diárias de nutrientes aos alunos e não comprometer o aprendizado.
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