VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 139-149

Posicionamentos de alunos do ensino médio sobre a Ciência em Animais de Laboratório

Repolêz, Aline da CruzGonçalves, Etinete NascimentoKugelmeier, Tatiana

Estudos de opinião relatam pontos de vistas distintos em relação ao uso de animais em pesquisas. No Brasil, poucos estudos dedicam-se a conhecer o posicionamento da sociedade em relação à experimentação animal. Esse artigo permitiu acessar e sistematizar os posicionamentos de jovens do Ensino Médio sobre o tema. Para isso, foram realizados três grupos de discussão (GD) utilizando uma ferramenta de jogo com conteúdo voltado à realidade brasileira e abrangendo diferentes vivências e pontos de vista relacionados à ciência em animais de laboratório (CAL). Foi verificada a opinião dos jovens no início e fim da atividade e as discussões ao longo do jogo foram filmadas e gravadas para realização de análise de conteúdo. Foram transcritos 47 segmentos de falas referentes às atitudes em relação à experimentação animal, dos quais 29 foram de apoio (61,70 %), 16 de rejeição (34 %) e apenas 2 segmentos de fala revelaram uma atitude indefinida (4,3 %). Verificou-se uma diversidade de opiniões dos jovens sobre os posicionamentos iniciais sugeridos pelo jogo. Ao final da dinâmica, os posicionamentos eleitos como os mais representativos envolveram: a importância de proporcionar bem-estar aos animais de laboratório; a necessidade de que haja fiscalização e acompanhamento dessas pesquisas pelos órgãos públicos; o investimento em processos de conscientização. A atividade realizada permitiu a reflexão sobre o tema levando os participantes a perceber a complexidade do assunto. A partir dessa pesquisa será possível planejar e desenvolver atividades continuadas de divulgação da CAL, o desenvolvimento e o fortalecimento da área perante a sociedade e a própria comunidade científica.(AU)

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