VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Acidentes por ferroadas de abelhas africanizadas (Hymenoptera: Apidae) e produção de mel: Uma análise epidemiológica no estado do Piauí (2014−2023)

Gomes, Marcos Daniel de SousaPinheiro, Randyson da SilvaSilva, Paulo Roberto RamalhoSantos Júnior, Teodoro Cardeal dosBendini, Juliana do Nascimento

RESUMO O Piauí figura entre os maiores produtores de mel do país, com crescente número de apicultores lotados especialmente na região semiárida. Apesar da relevância socioeconômica, emerge a preocupação com o maior risco de acidentes envolvendo as abelhas africanizadas, especialmente quando se considera a precariedade no atendimento médico prestado às vítimas de acidentes com animais peçonhentos nas cidades do interior. Objetivou-se analisar a relação entre a produção de mel no estado e a distribuição espacial dos acidentes com abelhas, além de descrever as suas características epidemiológicas. O estudo é exploratório-retrospectivo, com a utilização de dados disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática e na Secretaria de Saúde do Piauí, com recorte temporal de 2014 a 2023. Em relação às características dos acidentes, foram analisadas as variáveis: faixa etária, sexo, ocupação, local da ferroada, manifestação clínica e classificação final dos casos. Foram registrados 5.984 acidentes com abelhas em 176 municípios do Piauí, representando 10,4% dos acidentes com animais peçonhentos no estado, com 13 óbitos e taxa de letalidade média de 0,22%. Embora tenha sido observada uma forte correlação entre a ocorrência de acidentes com abelhas e a produção de mel (r=0,85), não houve maior incidência de acidentes entre os principais polos produtivos do estado, possivelmente devido a maior profissionalização da atividade apícola nesses municípios. O estudo ressalta a necessidade de investigações adicionais sobre os fatores que influenciam a ocorrência desses eventos, incluindo possíveis impactos da apicultura migratória e da urbanização.

Texto completo