VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 446-453

Composição química e atividade antibacteriana do óleo essencial e extratos vegetais das folhas de “Zanthoxylum caribaeum” Lam. frente a sorotipos de “Salmonella”

Souza, Juliete Gomes de Lara deToledo, Adrieli GorlinSantana, Camila BeatrizSantos, Camila Vogt dosMallmann, Ana PaulaSilva, Jéssica Patrícia Borges daPinto, Fabiana Gisele da Silva

Objetivou-se com este estudo identificar e quantificar os constituintes do óleo essencial de Zanthoxylum caribaeum e avaliar o potencial antimicrobiano de diferentes extratos vegetais e do óleo essencial desta planta frente a diferentes sorotipos de Salmonella enterica, de maior ocorrência e isoladas na região oeste do Paraná, Brasil. A extração do óleo essencial foi realizada utilizando aparelho Clevenger e a composição química foi determinada por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM). Os extratos foram obtidos através de diferentes solventes (etanol, metanol, hexano, acetona, diclorometano, acetato de etila e água destilada). A atividade antibacteriana foi realizada segundo a técnica de microdiluição em caldo. As análises de CG-EM resultaram na identificação de 15 constituintes principais, todos terpenos, representando 63,88 % do total de óleo essencial. Os compostos majoritários identificados foram Germacreno-D (20,77 %), a-Panasinseno (14,40 %) e b-Selineno (11,68 %). O óleo essencial apresentou atividade antibacteriana frente a 5 sorotipos de Salmonella enterica, com CIM e CBM variando de 7000 a 437 µg.mL-1. Já os extratos variam a CIM e CBM de 200 a 25 mg.mL-1, sendo eficazes para a maioria dos sorotipos de S. enterica, com exceção do extrato aquoso. Os resultados sugerem que o óleo essencial e os extratos das folhas de Z. caribaeum representam uma alternativa para o controle de S. enterica, no setor avícola, refletindo uma nova perspectiva para estudos com produtos naturais.(AU)

Texto completo