Percepção de consumidores paulistas em relação à carne ovina: análise fatorial por componentes principais
Firetti, Ricardoda Costa Carrer, CelsoLara Silva, VivianAntônio Trindade, MarcoCésar de Souza, SilvioSavastano Júnior, HolmerMachado de Luca de Oliveira Ribeiro, Marcelo
Neste trabalho, o objetivo foi identificar conceitos ligados a preferências e satisfação de consumidores paulistas em relação à qualidade da carne ovina (cor, sabor, maciez, suculência e gordura), valor nutricional, segurança alimentar, disponibilidade, local de compra e satisfação com o produto adquirido (cortes, embalagens, origem, preço). Para isso, realizou-se levantamento com a aplicação de 93 questionários com 33 perguntas aos consumidores de carne ovina, e os dados obtidos foram submetidos à análise fatorial por componentes principais e distribuição de frequências. Os consumidores apontaram como pontos fracos da cadeia de comercialização: baixa disponibilidade do produto e preços elevados. Os resultados indicam a possibilidade de segmentação de mercado em função da escolaridade e renda, em que características como a quantidade de gordura e sabor devem ser consideradas.
Texto completo