Meningoencefalomielite linfocitária associada à infecção por Myxobolus sp. (Bivalvulidae:Myxozoa) em peixe amazônico Eigenmannia sp. (Sternopygidae: Gymnotiformes)
Sindeaux Neto, José LedamirVelasco, MicheleSilva, José Mauro Vianna daSantos, Patricia de Fátima Saco dosSanches, OsimarMatos, PatriciaMatos, Edilson
O gênero Myxobolus é composto por parasitas esporais que podem infectar peixes e causar a myxobolose. São organismos pertencentes ao filo Myxozoa e representam cerca de 36% do total de espécies descritas para todo o Filo. Este estudo descreve meningoencefalomielite linfocitária, associada à infecção por Myxobolus sp. no cérebro e medula espinhal (SNC) de Eigenmannia sp, oriundo de região estuarina amazônica, no Distrito Administrativo de Outeiro (DAOUT), município de Belém, Pará, Brasil. Foram capturados e examinados 40 espécimes de Eigenmannia sp. entre os meses de maio e junho de 2015. Os peixes foram anestesiados, abatidos e dissecados para sexagem (avaliação das gônadas) e pesquisa de parasitos e cistos. Após o diagnóstico da presença dos mixosporidios, utilizando-se microscópio de luz, pequenos fragmentos do cérebro e da medula espinal foram removidos para processamento histológico e coloração por Hematoxilina-Eosina e coloração especial em Ziehl-Neelsen. A análise histopatológica do cérebro e da medula espinhal, com base em cortes histológicos corados com Hematoxilina-Eosina, mostrou edema difuso nesses tecidos, e congestão, degeneração e necrose focal do córtex cerebral. O presente estudo descreve meningoencefalomielite linfocítica, associada à infecção por Myxobolus sp., no sistema nervoso central de Eigenmannia sp.(AU)
Texto completo