Use of a Mycoplasma suis-PCR protocol for screening a population of captive peccaries (Tayassu tajacu and Tayassu pecari)
Felipe da Costa Vieira, RafaelBeltrão Molento, MarceloMarcia Sá Guimarães, AnaPires dos Santos, AndreaBonat, MarceloLucas Javorouski, ManoelPopp, LucieneCorreia dos Santos, LeonildaMoraes, WanderleiSilvino Cubas, ZalmirSamih Wischral Jayme Vieira, ThállithaVidotto, OdilonRoque Barros Filho, IvanWelker Biondo, AlexanderBelle Messick, Joanne
Mycoplasma suis é uma bactéria hemotrópica dos eritrócitos e é o agente causador da eperitrozoonose suína. O diagnóstico da infecção pode ser realizado pelo exame direto de esfregaços sanguíneos; entretanto, o uso da reação em cadeia da polimerase (PCR) baseada no gene 16S RNA de M. suis aumenta a sensibilidade e especificidade da detecção. O objetivo deste estudo foi avaliar catetos e queixadas (Tayassu tajacu e T. pecari) para a infecção por M. suis, utilizando PCR convencional específico. Um total de 28 amostras de sangue de catetos e queixadas de cativeiro foram coletadas, o DNA foi extraído e a PCR específica para a detecção de M. suis realizada. Todas as amostras foram negativas pelo esfregaço sanguíneo e PCR. Para verificar a presença de DNA amplificável, PCR para o gene da beta actina foi realizada em todas as amostras. Este estudo foi parte de um programa de vigilância ativa, o qual é crucial para o monitoramento do estado de saúde animal, particularmente em espécies selvagens.
Texto completo