Aspectos clínicos e cirúrgicos da mandibulectomia e maxilectomia no tratamento de patologias orais em cães (Canis familiaris)
Botelho, Rosana PinheiroSilva, Marta Fernanda Albuquerque daPinto, Luciana GonçalvesMagalhães, Adelaide Menezes deLopes, Alexandre José AlvesCarteiro, Fernando
Doze cães provenientes do atendimento ambulatorial do Hospital Veterinário do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foram submetidos a procedimentos de mandibulectomias e/ou maxilectomias totais ou parciais, como forma de resolução de patologias preexistentes na cavidade oral, a saber: fraturas em quatro animais, neoformações mandibulares em seis, a neoplasia maxilar em dois. Os resultados foram avaliados de acordo com os parâmetros de preservação da capacidade de preensão e mastigação, bem como do recolhimento normal da língua. Todos os animais foram capazes de retornar à ingestão de água, após a recuperação anestésica, à alimentação pastosa, em 24 horas, e à ração sólida, dez dias após a cirurgia. Desta forma, constatou-se a melhora da qualidade de vida dos animais ostectomizados, justificando-se a indicação de tais técnicas.