Análise da rotulagem de ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro Brasil
Araújo de Moraes, IsmarMano, SergioFanticelli Baptista, Rami
Considerando a importância do consumo de ovos in natura na cidade do Rio de Janeiro, objetivou-se analisar a conformidadedas informações contidas na rotulagem das embalagens dos ovos comercializados em supermercados e mercearias, perantea legislação específica brasileira. Foram visitados 21 estabelecimentos na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendoidentificadas 19 marcas diferentes comercializadas em embalagens contendo seis (10,5%), 10 (5,3%), 12 (68,4%) ou 360unidades (15,8%). Foi observado que os rótulos de todas as marcas indicaram: a denominação de venda, o conteúdo líquidoe a identificação da origem. Entretanto, nem todas as marcas atenderam a recomendação para a correta identificação do lote.A maioria das marcas apresentou, na rotulagem, a data de embalagem (84,2%) ou de classificação (15,8%) e 94,7% dasmarcas apresentaram a data de validade. Apenas uma das marcas apresentou a data de produção impressa na casca do ovo.As informações nutricionais e a cor dos ovos foram observadas em todas as marcas analisadas, mas a tipificação e aclassificação foram informadas, respectivamente, em 89,5% e 26,3% das mesmas. Em relação ao registro no órgão competente,também se verificou que a totalidade das marcas apresentou esta informação. Destacou-se, também, a dificuldade de umbom entendimento acerca da legislação, que deve ser seguida para a análise da rotulagem. Assim sendo, p
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