Aspectos morfológicos macroscópicos, ecometria e tonometria de rebote do bulbo ocular em bicho-preguiça (Bradypus variegatus)
Braz, Richelle SAmorim, Marleyne J. A. A. LSá, Fabrício BAlbuquerque, Priscilla VSilva, Elayne Cristine SFerri, Rinaldo CFonsêca Filho, Lucilo BAndrade, Gilcifran P
O campo de estudo relacionado ao sistema visual de animais silvestres é muito escasso. Estabelecer parâmetros anatômicos e fisiológicos para estes animais ainda está restrito a uma visão descritiva, assim ocorre em Bradypus variegatus (Schinz, 1825). Diante deste fato, objetivou-se com este estudo determinar padrões de normalidade oftálmica nesta espécie. Para isto foram dissecados oito bulbos oculares de cadáveres obtidos por morte natural e realizada a descrição anatômica ocular. Além disso, foram realizadas tonometria de rebote (TonoVet®) e ultrassonografia em modo B em oito olhos de quatro animais provenientes do Parque Estadual Dois Irmãos, Recife/PE, para avaliação da pressão intraocular e realização da ecobiometria ocular. A anatomia ocular do bicho-preguiça é semelhante à descrita para outras espécies com algumas particularidades. Apresentam uma terceira pálpebra emergindo na região nasal do saco conjuntival inferior e retina com vasos sanguíneos pouco diferenciados. A pressão intraocular média foi de 4,25mmHg não havendo diferença entre os olhos direito e esquerdo. A anatomia ocular ultrassonográfica é semelhante à encontrada para outras espécies. Os padrões ecobiométricos obtidos foram: profundidade da câmara anterior, espessura do cristalino, diâmetro do cristalino, profundidade da câmara vítrea e comprimento axial do bubo ocular com tamanhos médios de 0,63±1,11mm, 3,73±0,24mm, 6,15±0,41mm, 3,70±0,27mm e 8,48±0,22mm, respectivamente. Não houve diferença entre os olhos direito e esquerdo. A tonometria de rebote e a ultrassonografia ocular em modo B são exames de rápida e fácil execução, sendo bem tolerados pelos animais. Este estudo contribuiu para a caracterização anatômica ocular e para o estabelecimento de valores médios da pressão intraocular e das medidas intraoculares, no entanto são necessárias outras pesquisas na área da fisiologia e histologia para melhor compreensão da função visual da espécie.(AU)
Texto completo- Ophthalmology
- Bradypus variegatus
- Morphology
- Macroscopia
- Oftalmologia
- Ecometry
- Bulbo ocular
- Ecometria
- Tonometria de rebote
- Eye bulb
- Ocular anatomy
- Macroscopy
- Anatomia ocular
- Morfologia
- Xenarthros
- Tonometry
- Rebound tonometry
- Sloth
- Bicho-preguiça
- Ocular ultrasonography
- Ultrassonografia ocular
- Xenartros