Terapia assistida por animais em escolas de educação infantil de São Paulo
Ferreira, Amanda ORodrigues, Elaine A. FSantos, Amilton CGuerra, Ricardo RMiglino, Maria AMaria, Durvanei AAmbrósio, Carlos E
Desde a pré-história já existia a interação dos humanos com os animais com diferentes finalidades. A terapia assistida por animais (TAA) é utilizada para assistências e tratamentos em humanos e projetos pedagógicos, na qual os animais são utilizados como co-terapeutas ou co-educadores. O emprego de animais facilita o processo de ensino-aprendizagem e estimula atividades físicas e terapêuticas. Para contribuir com o conhecimento da TAA, o presente trabalho objetivou abordar a opinião de pessoas diretamente relacionadas à escola, a respeito da implantação da TAA, como modelo educacional nas escolas de educação infantil da cidade de São Paulo. Foram aplicados questionários em 10 coordenadores pedagógicos, 32 professores, 23 pais e 26 crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados encontrados demonstraram que a TAA ainda não é bem conhecida por uma parcela dos entrevistados, incluindo coordenadores pedagógicos, professores e pais de alunos. No entanto, os entrevistados acreditam nos benefícios da interação criança-animal e defendem projetos voltados a implantação da TAA nas escolas, embora estes projetos devam ser interdisciplinares e envolver profissionais de outras áreas, tais como, pedagogos, psicólogos e médicos veterinários. Em relação ao modelo educacional, nossos entrevistados acreditam na capacidade inovadora da TAA, assim como, nas possibilidades de interdisciplinaridade entre os professores no uso dos animais. Também ficou demonstrado que as crianças gostam e apoiam o uso de animais na escola.(AU)
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