Using the logical basis of phylogenetics as the framework for teaching biology
Morphy D. Santos, CharlesR. Calor, Adolfo
A influência da teoria evolutiva é disseminada na visão de mundo moderna. Devido a seu grande poder explanatório e penetração, a teoria da evolução deve ser usada como o tema organizador do ensino de biologia. Para esse propósito, os conceitos essenciais da sistemática filogenética são úteis como instrumentos didáticos. O método filogenético foi o primeiro conjunto objetivo de regras buscando implementar, na sistemática, a perspectiva evolutiva de que todos os organismos estão conectados em algum nível hierárquico devido à ancestralidade comum, como sugerido por Darwin e Wallace. A sistemática filogenética foi proposta inicialmente pelo entomólogo alemão Willi Hennig em 1950 e teve um papel considerável na diminuição da importância do essencialismo e da subjetividade nos estudos classificatórios, tornando-se um dos paradigmas na sistemática biológica. Baseado em cladogramas, um sistema de referências filogenético permite a descrição e a representação de uma grande quantidade de informação biológica em diagramas ramificados. Além disso, a abordagem filogenética lança luz sobre típicas concepções errôneas a respeito da evolução e conceitos relacionados, que afetam diretamente a compreensão dos estudantes sobre o processo evolutivo e sobre a estrutura hierárquica do mundo natural. O método filogenético também é uma maneira de introduzir os estudantes a algumas das idiossincrasias filosóficas e científicas, dando-lhes a habilidade de entender conceitos como hipótese, teoria, paradigma e falseamento. Os estudantes são incitados a usar argumentos durante o processo de aceitação ou refutação de hipóteses científicas, o que extrapola a mera assimilação de conhecimento previamente elaborado.
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