Astyanax aff. fasciatus Cuvier, 1819 (Teleostei; Characidae): evidences of a species complex in the upper rio Tibagi basin (Paraná, Brazil)
Ferreira Artoni, RobertoAkio Shibatta, OscarClaudia Gross, MariaHenrique Schneider, CarlosCristina de Almeida, MaraRicardo Vicari, MarceloAntonio Carlos Bertollo, Luiz
Quatro populações de Astyanax aff. fasciatus do alto rio Tibagi (município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil) foram citogeneticamente e morfometricamente analisadas. Os dados citogenéticos mostram a ocorrência de distintos cariótipos (citótipos), aqui nomeados citótipo A, com 2n=48 (6m+18sm+14st+10a), citótipo B, com 2n=50 (8m+18sm+14st+10a) e citótipo C, com 2n=50 cromossomos (8m+18sm+14st+10a). O padrão de distribuição da heterocromatina constitutiva foi muito similar entre os citótipos A e B, mas mostrou-se divergente em relação ao citótipo C. Citótipos distintos podem ocorrer em simpatria na região do alto rio Tibagi, com exceção da amostra da Furna 2, a qual apresenta somente o citótipo A exclusivamente. Além disso, um exemplar com 2n=49 cromoossomos (7m+18sm+14st+10a) foi também encontrado e, pelas características apresentadas, pode ser uma conseqüência de um raro evento de hibridização entre os citótipos A e B. As análises morfométricas de variáveis canônicas indicam um isolamento consistente da amostra da Furna 2 enquanto as demais amostras analisadas se apresentam sobrepostas indicando um possível fluxo gênico ou evento de isolamento recente. Este modelo aponta para um complexo de espécies crípticas na região estudada.
Texto completo