DNA barcode shows discordant cases among morphological and molecular species identification in Isbrueckerichthys (Siluriformes: Loricariidae)
Almeida, Rafael B. deAzambuja, MatheusNogaroto, VivianeOliveira, ClaudioRoxo, Fábio FZawadzki, Cláudio HVicari, Marcelo R
Isbrueckerichthys é um gênero de cascudinhos (Siluriformes: Loricariidae) que reúne cinco espécies morfológicas nas terras baixas da bacia do Ribeira de Iguape e nas terras altas da bacia do rio Tibagi. Apesar da validação das espécies morfológicas, estudos moleculares não tinham sido realizados para investigar o fluxo gênico e delimitação molecular das espécies. Para tanto, comparamos sequências da região COI associadas à identificação molecular por código de barras visando uma análise de delimitação de espécies e dados populacionais entre I. alipionis, I. epakmos, I. duseni, I. cf. duseni, I. saxicola e I. calvus. Os dados de distância genética K2P, a análise de delimitação molecular de espécies e ramos bem sustentados na árvore filogenética validam I. alipionis, I. epakmos e I. duseni, e sugere I. cf. duseni como unidade taxonômica operacional molecular. Ainda, não foram observadas diferenças entre I. saxicola e I. calvus. A discordância entre espécies moleculares e morfológicas pode ser devida à recente dispersão e diversificação de alguns representantes de Isbrueckerichthys na fronteira das bacias de Ribeira de Iguape e Tibagi. Características de isolamento da região serrana da bacia do Ribeira de Iguape e eventos de capturas de cabeceiras para terras altas foram utilizadas para explicar a dispersão e os casos de especiação incipiente em algumas linhagens de Isbrueckerichthys.
Texto completo