VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Are the chromosomal fusions that shaped the karyotype of Tetranematichthys wallacei (Siluriformes: Auchenipteridae) a shared feature among Ageneiosini species?

Casarotto, Cleisson de CristoHaerter, Chrystian Aparecido GrilloPerin, Diana PaulaJesus, Letícia Marchiotti deAntoniazzi, Gabrielle JovanaBlanco, Daniel RodriguesTreco, Fernando RodrigoMargarido, Vladimir PavanTraldi, Josiane BaccarinLui, Roberto Laridondo

O gênero Tetranematichthys possui apenas três espécies, e nenhuma delas tinha sido submetida a análises citogenéticas. Assim, este estudo traz pela primeira vez a análise de Tetranematichthyswallacei, coletado no Igarapé Apaú, bacia do rio Guamá, cidade de Castanhal, estado do Pará, Brasil. O número diploide de 52 cromossomos (32m+18sm+2st, NF = 104) foi encontrado em ambos os sexos, com heterocromatina predominantemente terminal e algumas intersticiais. A sequência telomérica foi observada exclusivamente em regiões terminais. Os sítios de 18S rDNA foram encontrados no par 17sm de todos os exemplares e em apenas um dos homólogos do par 7 em três exemplares. Os sítios de 5S rDNA foram encontrados nos pares 8m e 10m. Tetranematichthyswallacei possui algumas características que dignas de quanto à sua posição filogenética atual, incluindo uma provável redução no número diploide. Além disso, T.wallacei compartilha com Tympanopleuraatronasus o 18S rDNA alocado no braço longo de um grande cromossomo sm (primeiro par), mas não compartilha com Ageneiosus o primeiro par m grande com evidências de fusão, como observado em Ageneiosus inermis. Os dados cromossômicos gerados para T. wallacei, juntamente com os dados dos outros dois táxons de Ageneiosini estudados anteriormente, reforçam propostas de estudos baseados em morfologia que sugerem que a tribo representa o clado mais diferenciado dentro da família.(AU)

Texto completo