Fish injuries resulting from transient operating conditions in a Brazilian hydropower plant: morphological, physiological and biochemical evaluation in Pimelodus maculatus (Siluriformes: Pimelodidae)
Pedron, Janaína dos SantosBernardes Junior, Jurandir JoaquimRibolli, JosianeSouza, JennyfferPereira, Aline GuimarãesTolentino, HugoBarros, RomuelMilarch, Carine de FreitasDias, Rafael José GonçalvesGuereschi, Renata MariaLatini, AlexandraNuñer, Alex Pires de Oliveira
Resumo Este estudo investigou os efeitos induzidos por condições transitórias de operação em uma usina hidrelétrica brasileira em Pimelodus maculatus. Peixes (n = 43) no canal de fuga que apareceram na superfície da água após mudanças nas condições operacionais foram avaliados. Adicionalmente, peixes (n = 10) capturados a jusante da barragem com espinhel foram utilizados para comparações (NF). Amostras de sangue foram avaliadas para as concentrações de cortisol, glicose e lactato. Amostras de tecidos (brânquia, fígado, cérebro e músculo) foram analisadas para biomarcadores de estresse oxidativo (TBARS, conteúdo de proteína carbonil e atividade da catalase) e histologia (brânquia, fígado e baço). Os achados mais proeminentes dos peixes afetados (IF) foram barotraumas com hemorragia intra-abdominal e ruptura da bexiga natatória. As concentrações de cortisol e glicose foram menores para IF quando comparadas aos NF. IF também sofreram estresse oxidativo representado pelo aumento de TBARS no fígado e cérebro, e aumento do conteúdo das proteínas carboniladas nas brânquias e fígado. As principais alterações histológicas induzidas pelas condições adversas foram distúrbios circulatórios, como telangiectasia e aneurisma nas brânquias, congestão das veias hepáticas, e hemorragia no fígado e baço. A queda abrupta da pressão resultante de mudanças nas condições operacionais das turbinas causou barotrauma e estresse oxidativo, que foram as principais causas da mortalidade dos peixes.(AU)
Texto completo