Seasonal variation of the crustacean fauna in the belowground and aboveground strata in a Halodule wrightii meadow of northeastern Brazil
Barros, Kcrishna V. S.Souza-Filho, Jesser F.Paiva, Ricardo J. C.Araújo-Silva, Catarina L.Almeida, Alexandre O.Rocha-Barreira, Cristina A.
RESUMO Os diferentes microhabitats proporcionados pelas pradarias marinhas e o habito das espécies determinam a distribuição vertical de espécies de crustáceos. Este estudo verificou a influência da sazonalidade sobre a distribuição espacial da comunidade de crustáceos associada a uma pradaria de Halodule wrightii. De abril de 2006 a julho de 2007, foram realizadas 15 amostragens na praia das Goiabeiras, estado do Ceará, em cada uma com cinco amostras seccionadas em partes aérea e subterrânea. Cumáceos e o anfípode Hyale media (Dana, 1853) tiveram a maior frequência, densidade e dominância em relação a outros táxons, em ambos os estratos. A comunidade exibiu mudanças graduais ao longo do estudo, em ambos os estratos aéreo e subterrâneo, mas a estrutura da pradaria não foi suficiente para explicar a distribuição vertical da fauna de crustáceos ao longo do tempo.
Texto completo