VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 745-749

Avaliação sensorial de urucum: aceitabilidade e expectativa das marcas comerciais

Penna, Cristiane Rodrigues de AraújoBatista, Jéssica Dayanne FerreiraMoreira, Ricardo TarginoSassi, Katharina Kardinele Barros

O consumo de condimentos é cada vez mais usual, principalmente no que diz respeito aos corantes naturais. O urucum faz parte desta categoria, porém poucos estudos são voltados a sua aceitabilidade e avaliação sensorial, com isso, objetivou-se avaliar marcas comerciais de coloríficos de urucum e o efeito da intensidade da cor e do aroma, e a aceitação dos atributos cor, aparência e aceitação global, além da atitude de compra e análise da embalagem. Foram analisadas 6 marcas comerciais por 63 julgadores consumidores de coloríficos. Os resultados demonstram que, houve variação das notas atribuídas pelos julgadores as marcas comerciais, e que a escolha dos julgadores é influenciada pelo tipo de embalagem utilizada no acondicionamento dos coloríficos.(AU)

Texto completo