VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 149-155

Perfil tecnológico de iogurtes "tipo grego": rotulagem e marketing

Valente, Alexia Grave de AndradeSilva, Gabrielle da Silva VargasSouza, Lourran Araujo deSarmento, TamaraPhilippo, Rinaldini Coralini

Após o processo de dessoragem, o iogurte tipo Grego, torna-se mais espesso e cremoso. As informações impressas nos rótulos de alimentos destinam-se a identificar a origem, a composição e as características nutricionais constituindo-se, portanto, em elemento fundamental para a saúde pública. O objetivo deste trabalho foi verificar a procedência, composição, formas de conservação e validade dos iogurtes gregos, bem como o marketing e o nível de conformidade das informações obrigatórias de rotulagem. Foram coletados 25 rótulos de diferentes marcas expostas à venda em supermercados na cidade do Rio de Janeiro, no período de julho a dezembro de 2015. Quanto à origem, 56% das amostras tinham sua origem em indústrias produtoras localizadas em São Paulo, 24% em Minas Gerais, 12% no Paraná. Dessas amostras, 48% informavam a temperatura de conservação entre 1ºC e 10ºC e instruíam o consumidor a consumir o produto imediatamente após aberto. O prazo de validade calculado variou entre 40 e 51 dias. Percebe-se, na observação dos rótulos, o marketing relacionado ao termo grego, que parece exercer grande influência na escolha destes tipos de iogurtes, uma vez que este termo sempre destaca-se nos rótulos por cores contrastantes ou pelo tamanho das letras que superaram em alguns rótulos o nome de venda e marca dos produtos.(AU)