VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 18-22

Atitudes de risco de consumidores em restaurante self service no municipio de picos – PI

Oliveira, Regiane Carvalho de SousaLuz, Natália SantosOliveira, Amanda Mazza Cruz de

As transformações no mundo contemporâneo provocaram mudanças significativas no comportamento alimentar dos seres humanos, que passaram a realizar cada vez mais as refeições fora do ambiente doméstico,o que proporcionou um aumento de restaurantes, especialmente os do tipo self service. Este estudo objetivou avaliar as atitudes de risco dos consumidores que podem favorecera contaminação dos alimentos durante o autos serviço em um restaurante self service da cidade de Picos - PI.A coleta de informações foi realizada por meio de observação direta de 13 atitudes de risco praticadas pelos consumidores (n=384), no horário de maior movimento do estabelecimento, utilizando instrumento que relacionava as possíveis atitudes de risco de contaminação no momento em que cada consumidor montava sua refeição.Verificou-se que a atitude de risco mais cometida pelos consumidores foi a de não lavar as mãos imediatamente antes do autosserviço (76,3%), sendo o sexo masculino o que mais a praticou (77,6%). Em 33,3% dos casos os consumidores levavam objetos para o balcão de distribuição e 32,6%conversavam no momento em que estavam se servindo. Concluiu-se que é comum a prática de atitudes que põem em risco a segurança dos alimentos durante o autosserviço, sendo necessário conscientizar os consumidores a fim de evitar a contaminação de alimentos e o desenvolvimento de doenças transmitidas por alimentos.(AU)