Avaliação sensorial de marcas comerciais de sorvete
Monteiro, Marlene Azevedo MagalhãesRibeiro, Rita de CássiaGarcia, Maria Aparecida Vieira Teixeira
O sorvete é conhecido como um alimento altamente nutritivo, apresentando- se de diferentes formas, tamanhos e sabores. Mundialmente, é um produto de boa aceitação sensorial, sendo que no Brasil há uma ótima perspectiva para seu crescimento comercial em virtude do aumento da renda da população nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi avaliar sensorialmente cinco marcas comerciais de sorvete no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal cuja amostra constituiu-se de 96 consumidores potenciais de sorvete não treinados, sendo 91,7% (n=88) do sexo feminino, e a maioria (93,8%, n=90) na faixa etária entre 15 a 30 anos. Os provadores foram selecionados por meio de convite aos estudantes, professores e funcionários de um Centro Universitário localizado em Belo Horizonte, MG. As cinco amostras comerciais de sorvete sabor baunilha foram adquiridas no comércio local, e os testes sensoriais de aceitação para os atributos sensoriais cor, aroma, sabor e impressão global foram realizados em um Laboratório de Análise Sensorial, em condições controladas. De acordo com os atributos sensoriais avaliados a amostra 1 foi a que obteve os maiores escores para todos os atributos estudados, diferindo das demais, e uma ótima aceitabilidade. Isso em virtude de ser uma marca líder no mercado cujas características do produto vêm de encontro com as preferências do consumidor.(AU)