Atitude do consumidor idoso frente à compra de leite na região sul
Fuke, GitaneNõrnberg, José LaerteNovack, Mariana Ercolani
Objetivou-se avaliar o comportamento dos consumidores idosos no momento da compra de lácteos. Aplicou-se um questionário na cidade de Santa Maria/RS, abordando questões sobre o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, atributos observados na compra de leite e conhecimento sobre CLA. Dos 61 idosos entrevistados, 62,3% eram do sexo feminino e 37,7% do sexo masculino. O leite UHT foi o mais consumido por 89,47%, sendo o preferido o leite tipo integral por 45,61% da população. Entre os fatores de importância na compra de lácteos pelos idosos, predominam o preço, teor de gordura,sabor e marca. Outra informação buscada foi sobre quanto pagariam a mais pelo produto enriquecido com CLA, 47,83% da população pagaria até 5%, 30,43% pagaria de 6 a 10%, sendo que o sexo masculino se propôs a pagar mais pelo produto enriquecido com CLA, 73,33% dos idosos; sendo que 55% destes apresentam nível superior e um estilo de vida muito ativo. Os entrevistados se mostraram dispostos a pagar um pouco a mais por um produto que fosse destinado a eles, que lhes trouxesse benefícios à saúde. Comprovou-se, portanto, que o interesse pelo produto existe e a idéia foi muito bem recebida pelo público alvo, demonstrando que existe uma boa perspectiva para lançamento de um produto nessa concepção, já que não há produto similar no mercado. Grande parte dos questionados pagariam a mais por um produto diferenciado com propriedades funcionais constituídas pelo ácido linoléico conjugado que atua na prevenção de certas doenças.(AU)