Aceitabilidade da alimentação escolar em um município do interior do estado de São Paulo
Mariano, Camila GimenesCaliani, Karin
A concepção de alimentação escolar passou por uma transformação no decorrer dos anos. Os cardápios servidos nas escolas precisaram sofrer adaptações para cumprir as exigências estabelecidas, as quais mostram que as refeições devem fornecer no mínimo 20% das necessidades diárias recomendadas para crianças em idade escolar quando em período parcial. No aspecto nutricional, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) deve conter alimentos de boa aceitação, visando ao seu aprimoramento e real contribuição para promoção da saúde da criança. A adesão foi analisada por meio da percentagem de adesão ao programa, utilizando-se o cálculo do Índice de Atendimento Efetivo. Foi aplicada uma escala hedônica de três pontos para avaliar a aceitabilidade dos alimentos oferecidos. Os resultados encontrados foram índices de adesão médio e porcentagens de boa aceitação acima do índice preconizado pela legislação vigente. A aceitação da alimentação pelos alunos é um dos principais fatores que determinam a qualidade dos serviços de alimentação escolar. Portanto, pode-se concluir que a alimentação escolar oferecida pelo Município pode ser considerada de boa qualidade, pois os índices de aceitação apresentaram-se adequados.(AU)