VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 21-26

Influência das embalagens de alimentos convenientes sobre a intenção de compra

Tavares, Lucas SilveiraBrugnera, Danilo FlorisvaldoAnjos, Letícia Dias dosGuimarães, Ívina Catarina de OliveiraCarneiro, João de Deus Souza

o mercado brasileiro de embalagens tem passado por recentes transformações, principalmente devido à elitização do consumo. Os fabricantes de embalagem tem procurado lançar novos produtos para aumentar participação no mercado e lucros. Através deste trabalho objetivou-se avaliar a influencia das embalagens convenientes para alimentos na intenção de compra dos consumidores de Lavras-MG. Para avaliação da intenção de compra, foi feita uma pesquisa descritiva direta e estruturada com 127consumidores de alimentos da região de LavraslMG, por meio da aplicação de um questionário estruturado com 13 questões de múltipla escolha, utilizando-se a metodologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Por meio dos resultados, observou-se que de maneira geral as embalagens convenientes influenciaram de forma muito significativa na decisão de compra da maioria dos entrevistados, especialmente no público solteiro e que mora sozinho. Em todas as faixas etárias consultadas estas embalagens tiveram grande peso na intenção de compra, o que demonstra que o desenvolvimento de novas embalagens convenientes é uma estratégia muito interessante para a indústria de embalagens. Constata-se neste estudo que muitas oportunidades podem ainda ser exploradas no mercado de embalagens convenientes, como no caso do público feminino, que apesar de comporem 68,5% dos consumidores, poucos são os produtos com embalagens desenvolvidos especificamente para atender este gênero. (AU)