VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 26-31

Índices de adesão e aceitação no programa de alimentação escolar com gestão escolarizada

Valeriani, Thaís de Souza Machado LucazechiSturion, Gilma Lucazechi

o Estado de Goiás, a partir de 1995, migrou do modelo de gestão centralizado para o modelo de gestão escolarizado, no qual a Secretaria Estadual de Educação transfere para as unidades escolares os recursos financeiros provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE), bem como a responsabilidade de execução do Programa de Alimentação Escolar (PAE). Com o intuito de verificar os índices de adesão e aceitação no modelo de gestão em questão, 51 unidades de ensino estadual de 04 Subsecretarias de Educação Regional contemplaram a amostra. A adesão média foi de 49%, considerando o número de alunos matriculados. Já sobre os presentes, o índice subiu para 56%. A presença de cantinas, o período (matutino e vespertino) e o tipo de cardápio influenciaram na adesão ao Programa. A aceitação média foi de 87%. Um dos objetivos da implantação do modelo escolarizado no Estado de Goiás foi a melhoria na qualidade, porém, de acordo com todos os resultados obtidos, a realidade do PAE das unidades de ensino ainda não condiz com às referências estabelecidas pelo FNDE. (AU)