Diagnóstico nutricional, como base para planejamento de intervenção educativa em diabetes
Amorim, Maria Marta AmâncioPires, Amanda NunesJesus, Tatiana Mendes da CostaVieira, Sávia Madalena de MouraAmaral, Marta AraújoTorres, Heloísa de CarvalhoGazzinelli, Maria Flávia Carvalho
Com a finalidade de programar oficinas de nutrição, utilizando técnicas facilitadoras para a construção de planos alimentares, efetuou-se o diagnóstico nutricional dos usuários de três unidades básicas de saúde de Belo Horizonte. Os participantes (n= I07) foram atendidos por acadêmicos e docentes dos cursos de enfermagem e nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Utilizou-se a hemoglobina glicada para distribuir os participantes por sexo, nos grupos de índice controlado (G I) e não controlado (G2), segundo a idade, estado nutricional e consumo alimentar. A maioria dos participantes possui idade superior a 50 anos. Os homens (72) possuem maior descontrole da glicemia em relação às mulheres (35). O excesso de peso predomina em ambos os grupos. Os valores médios dos carboidratos e proteínas foram adequados, mas o de lipídeos elevado. Propõem-se intervenções com a atuação interdisciplinar dos profissionais da saúde aplicando a abordagem centrada na pessoa, com utilização dos dados objetivos obtidos no diagnóstico nutricional, além dos subjetivos, a serem levantados no decorrer do programa educativo. As necessidades energéticas diárias identificadas neste estudo serão utilizadas nas futuras intervenções educativas com a finalidade de contribuir para o planejamento diário das porções, utilizando os alimentos consumidos pelos usuários. (AU)