Avaliação da qualidade dos fornecedores de hortifrutis de um restaurante popular da região metropolitana de Belém, PA
Almeida, Jamily Arruda deCosta, Larissa da Cunha FeioMendonça, Xaene Maria Fernandes DuarteBarros, Bruno de Cássio Veloso de
O presente estudo teve como objetivo avaliar os fornecedores de hortifrútis de um restaurante popular localizado na região metropolitana de Belém - PA. Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de um checklist aplicado no momento do recebimento dos hortifrutis e caracterizado em seis categorias:recepção, embalagem, características sensoriais, transporte e entregador. Foram aplicados um total de 79 questionários no período de 30 dias. Como resultado obteve-se um elevado grau de adequação das categorias avaliadas. A categoria recepção apresentou 75,4% (n=298) de adequação; embalagem com 68,3% (n=260) de itens em conformidade; rotulagem com 100% (n=441) de itens em conformidade; quanto à temperatura, todos os produtos encontraram-se em conformidade; em relação às características sensoriais apresentaram 74,2% (n=176) de adequação; já as condições de higiene do entregado obtiveram60% (n=237) dos itens adequados. Na categoria transporte as não conformidades destacaram-se, com 60% (n=237). Desta forma, apesar do elevado índice de conformidade, pontos importantes referentes à sanidade dos alimentos foram classificados como não adequados, como a substituição das embalagens do fornecedor, a integridade das embalagens e as características sensoriais dos hortifrutis. Pode-se concluir que a qualidade da entrega dos fornecedores de alimentos influencia na qualidade e segurança da produção, sendo importante que seu acompanhamento e inspeção sejam realizados por um profissionaldevidamente habilitado, garantindo assim o mínimo de inadequações, pois mesmo o processo estandoadequado, pequenas falhas podem surgir e comprometer a qualidade dos produtos comercializados. (AU)