Comportamento do consumidor do Rio Grande (RS), em relação ao consumo de geleias de uva e a interpretação da rotulagem
Moro, Gisele Medianeira BarbieriRodrigues, Rosane da SilvaCosta, Jorge Alberto Vieira
Este trabalho teve por objetivo analisar o comportamento do consumidor doRio Grande (RS) em relação ao consumo de geleias de uva e à interpretaçãoda rotulagem. A análise do comportamento do consumidor foi baseada emmetodologia quantiqualitativa com aplicação de questionários semiestruturadosaos entrevistados. Neste estudo, 65,7% dos entrevistados relataram consumirgelei as de frutas, e destes, 52,2% citaram preferência pelo consumo de geleiatradicional. Quanto ao hábito de leitura dos rótulos, 34,8% dos consumidores de geleias de frutas relataram consultar "às vezes" as informações contidasnos rótulos desses produtos, assimcomo, quando questionados sobreas informações que mais leem nosrótulos de geleias de frutas, a tabelanutricional correspondeu a 26, I% dasinformações mais consultadas e queinfluenciam na compra do produto.Sendo assim, neste estudo, o consumode geleias de frutas pelos consumidoresentrevistados foi expressivo bemcomo a frequência, contudo, não demonstrarampreferência pelas geleiasde uva e por este tipo do produto naversão baixa caloria. A tabela nutricionalfoi citada como a informaçãomais consultada e que mais influenciana compra do produto. (AU)