Avaliação de rótulos de queijos comercializados no mercado varejista de São Luís de Montes Belos e Goiânia, GO
Oliveira, Lucivânia Francisca deCoelho, Karyne OliveiraLima, Cássia SantosOliveira, Anderson Guimarães
Queijos são produtos alimentícios de significativa aceitação no estado de Goiás. No entanto, em relaçãoao alto consumo destes produtos, os consumidores, geralmente desconhecem a composição nutricional eos regulamentos relacionados a esta questão, neste sentido, a avaliação de rótulos, toma-se um instrumento importante para estabelecer uma linha de comunicação entre os laticínios e os consumidores que desejam informações adequadas sobre os produtos que estão adquirindo. Assim sendo, objetivou-se com a realização deste trabalho, avaliar os rótulos dos queijos comercializados no mercado varejista de São Luís de Montes Belos e de Goiânia, levou-se em consideração o comprometimento da informaçãonutricional de forma recomendada pela Instrução Normativa n° 22/05 do MAPA. Foram avaliados 120 rótulos de diferentes tipos de queijos, de vinte e cinco marcas distintas. As amostras foram adquiridas na qualidade de consumidor, durante o período de fevereiro a junho de 2011. Os produtos foram analisados quanto aos princípios gerais de rotulagem, ou seja, apresentação da informação nutricional e dos dados relacionados ao estabelecimento produtor e características de conservação. Identificaram-se 100% dosqueijos regularmente registrados em desacordo com a legislação vigente. A análise da rotulagem permitiu observar inadequações relativas à falta de informações obrigatórias, dentre as quais: peso líquido (100%), data de fabricação (15,8%), prazo de validade (15,8%) e lote (25%). Em virtude das falhas quanto às informações obrigatórias exigi das pela legislação é questionável o compromisso das indústrias de alimentos na apresentação das informações, uma vez que os rótulos dos queijos analisados não foramapresentados conforme os princípios contidos na regulamentação técnica. (AU)