VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 75-79

Correlação entre índice de degelo e preço dos frangos comercializados em supermercados da cidade de Fortaleza, CE

Coelho, Jamile CoutinhoAlmeida, Paulo César deCosta, Ana Maria Mac-Dowell

A carne de frango representa um alimento de grande relevância na saúde humana e na alimentação dos brasileiros, uma vez que constitui uma rica fonte nutricional com custo relativamente baixo. Um dos padrões de qualidade utilizados para avaliar a carne de frango é o seu conteúdo de água. O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de degelo dos frangos congelados comercializados nos supermercados de Fortaleza-CE e correlacionar este percentual de água com o preço de venda do frango. Foram analisadas 30 amostras de frango, sendo seis amostras de cada uma das cinco marcas mais comercializadas na cidade. A metodologia utilizada foi o Drip Test, segundo legislação brasileira. Calculou-se a média e o desvio padrão das 30 amostras das cinco marcas. Em seguida, fez-se o teste t de Student para cada amostra, a fim de verificar se essa média correspondia ao percentual máximo de água permitido (6%). Comparou-se a média de cada marca com o valor permitido por meio do teste não-paramétrico de Kruskal- Wallis. Para verificar a correlação entre o percentual de água do frango e seu preço de venda, utilizou-se o teste de correlação de Pearson. Considerou-se como diferença estatisticamente significante valor de p<0,05. Dentre as cinco marcas estudadas, apenas uma apresentoupercentual de água de acordo com a legislação. Das 30 amostras analisadas 76,66% apresentaram os percentuais de água acima dos valores permitidos. O índice de degelo encontrado variou entre 2,6 e 18,24%, com média de 7,69% e desvio padrão de ± 3,52%. Constatou-se não haver correlação entre o índice de degelo e o preço de comercialização dos frangos. Concluiu-se neste estudo que, apesar da legislação ser bastante clara em relação aos níveis máximos de absorção de água aceitáveis no frango congelado, um número relevante das marcas estudadas apresentaram valores acima do permitido e continuam sendo comercializados. [...] (AU)