VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 20-23

Alimentos geneticamente modificados e o consumidor

Costa, Fernanda Ribas daAlmeida, Denise Milléo

O presente estudo teve por objetivo verificar o conhecimento e a aceitabilidade dos produtos transgênicos pelo consumidor de alimentos. Assim, fez-se um estudo de caráter exploratório, utilizando como metodologia a abordagem qualitativa desenvolvida segundo o aspecto da informação, como: o nível de conhecimento e a forma que se busca este conhecimento, procurando justificar as atitudes tomadas para aceitabilidade ou não de produtos transgênicos. O universo pesquisado foi com 245 consumidores de alimentos da cidade de Ponta Grossa-Paraná, os quais representam um número significativo para um nível de confiança de 95 por cento para mais ou para menos de 5 por cento com base na população da cidade em questão, com Split (grau de homogeneidade da população) 80/20. Selecionaram-se cinco consumidores para o estudo piloto, e, portanto, o universo de pesquisa consistiu em 240 entrevistados. Da análise resultou que a maioria dos consumidores de alimentos apresenta uma superficialidade de conhecimento sobre transgênicos, dificultando o entendimento da situação que o cerca e o poder de opinião fica comprometido. Só um consumidor completamente informado pode exercer a liberdade volitiva de consumo. Embora os consumidores tenham acesso a mídia, observou-se que a informação que chega é muito restrita, ao mesmo tempo em que é de difícil compreensão encontra-se em uma complexa rede de interesses, possuindo implicações éticas, políticas, econômicas e legais. Desta forma, percebe-se uma necessidade urgente, de toda sociedade, para uma discussão e divulgação ampla sobre os alimentos transgênicos.(AU)