A produção de resíduos sólidos em serviços de alimentação e nutrição e a educação ambiental: uma abordagem sobre a percepção, atuação e formação do nutricionista
Kinasz, Tânia Regina
O artigo trata da percepção dos nutricionistas que administram Serviços de Alimentação e Nutrição dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande Mato Grosso Brasil, sobre a produção, destinação e impactos causados pelos resíduos sólidos gerados nos serviços que administram. Discute a atuação e formação do nutricionista e a educação ambiental como instrumentos de minimização de resíduos sólidos gerados nestes serviços. Caracteriza-se como um estudo descritivo realizado através de entrevistas e pesquisa bibliográfica realizada em cinco serviços no Município de Várzea Grande-MT. Os resultados revelaram que embora considerável proporção de nutricionistas desconheça ou conheça em parte que os resíduos sólidos são gerados em todo fluxo do processo de produção e quais são os impactos no meio ambiente, citam algumas medidas passíveis de serem tomadas, visando minimização na geração dos mesmos. Esses resultados podem ter sido influenciados pela ausência de conteúdos sobre gestão de resíduos sólidos e educação ambiental na formação dos pesquisados, tempo de experiência dos mesmos, e pela ausência de políticas de gestão ambiental nas empresas onde atuam. Os resultados apontam a necessidade de revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, local de formação dos pesquisados, visando implementação de conteúdos sobre gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental, com o propósito de adequação dos conhecimentos dos futuros nutricionistas. (AU)