Mercado de alimentos os desafios para 2008
Panetta, José Cezar
2008 configura-se, para o mercado brasileiro de alimentos, com alguns desafios já conhecidos e, outros, novos e bastante preocupantes. Conhecidas são as exigências cada vez maiores dos nossos importadores, em relação à qualidade sanitária das matérias-primas e produtos elaborados, não somente no que diz respeito à qualidade higiênica dos mesmos mas, sobretudo, quanto a presença, nos alimentos, de resíduos químicos, intencional ou acidentalmente inseridos. Novos desafios são representados pela busca do chamado alimento inteligente, misto de substância alimentar e de medicamento, capaz de trazer benefícios à saúde do consumidor, além de simplesmente alimenta-lo ou nutri-lo, como é o caso dos probióticos, que prometem revolucionar a indústria de alimentação. O crescimento da produção dos alimentos orgânicos, por sua vez, reflete a preocupação com o ímpeto de utilização dos aditivosquímicos na elaboração dos produtos alimentares. A seguir, a síntese dos possíveis desafios para o próximo ano. (AU)