ANUGA, Colônia (Alemanha), outubro de 2007: um olhar crítico sobre a maior feira de alimentos do mundo
Schüttel, Manuela
O mercado de alimentos é altamente concorrido. O Brasil, com uma longa tradição agropecuária, tem desenvolvido o seu potencial neste setor de forma intensa nas últimas décadas, e, como 11° maior expositor da Feira ANUGA a maior Feira de Alimentos do mundo confirmou sua presença em nível internacional, fato este que, entre outros, se deve aos intensos esforços para a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos, bem como à constante busca em atender às crescentes exigências dos consumidores. No presente artigo, enfocou-se diferentes aspectos ligados à produção e exportação da carne e do leite brasileiros. Atualmente, o Brasil exporta em torno de 9 milhões de toneladas/ano de carne bovina, 600 mil toneladas/ano de carne suína e 3 milhões de toneladas/ano de carne de frango. No setor de lácteos, o Brasil concentra-se na exportação de leite em pó (61,8 mil ton/ano), com tendência crescente para a exportação de queijos, que atualmente é de 11 mil ton/ano. Apesar de oferecer produtos de excelente qualidade e com uma das melhores relações custo-benefício do mundo, o Brasil ainda se depara com diversas barreiras de ordem sanitária (febre aftosa) e econômica (subsídios, taxas de importação muito altas, etc), que dificultam o acesso mais amplo ao mercado mundial.(...) Considerando-se todos estes aspectos, conclui-se que os resultados dos esforços conjuntos das autoridades e das empresas brasileiras mostraram ser eficientes, pelo enorme sucesso das empresas que estiveram representadas na Feira. Outrossim, deve-se ficar atento aos constantes desafios num mercado altamente concorrido, onde o marketing representa fator preponderante.(AU)